Passe Livre Idoso

O Cartão Idoso não é obrigatório. Para terem livre acesso aos ônibus, basta que os idosos a partir de 65 anos apresentem a carteira de identidade ao motorista. No entanto, é interessante ao sistema que o Idoso utilize seu cartão (que é gratuito) pois agiliza o embarque e desembarque, fornece numero de passageiros mais exato ao sistema e evita que o idoso se exponha mostrando a identidade.

Cuidados com o cartão

O Passe Livre Idoso é um cartão tipo contactless (sem contato), ou seja, para seu uso você não precisa inserir no validador mas apenas encostar. A responsabilidade pela guarda e uso é sua, por isso você deve tomar alguns cuidados para evitar danos ao seu cartão que são: não colocar o cartão inteligente sobre campos magnéticos (ímãs, aparelhos de som, TV e etc.), não molhar e nem expor ao sol ou calor, não dobrar e não colar adesivos.

2ª via do cartão

No caso de perda, extravio ou inutilização do cartão Meia Passagem, o usuário poderá solicitar uma segunda via do cartão devendo dirigir-se a Central de Relacionamento SBE que funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 07h30 às 17h – Rua Barão do Rio Branco, 1146 – Centro, mediante apresentação dos seguintes documentos:

  • Ocorrência policial ou devolução do cartão inutilizado;
  • Original do comprovante de matrícula ou atestado de freqüência ou nota fiscal do mês atual;
  • Original da carteira de identidade (maiores de doze anos) ou certidão de nascimento (menores de doze anos);
  • Pagamento da taxa equivalente a doze tarifas de ônibus convencional, para os casos não contemplados pelo art. 3º. da Lei 169/2005.

Bloqueio / Desbloqueio

Em caso de perda ou roubo, o seu cartão Passe Livre Idoso deve ser bloqueado imediatamente. Para isto você deve se dirigir ao Posto de Atendimento do SBE de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 07h30 às 17h – Rua Barão do Rio Branco, 1146 – Centro, levando a carteira de identidade. Caso estes documentos também tenham sido roubados ou perdidos é necessário apresentar Carteira Profissional, Carteira de Habilitação ou outro documento oficial de identificação desde que tenham o número da sua identidade ou certidão e foto. O bloqueio somente poderá ser solicitado pelo próprio dono ou por parente com documento comprobatório.

 

 

 

 

 

 

Quinta , 24 de Julho de 2014

 
   
 

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